Pages

Subscribe:

Ads 468x60px

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Mover pastas compartilhadas sem perder o compartilhamento

Olá,
Depois que precisei mover a localização das pastas de arquivos de nosso Storage descobri que não existe software e nem mesmo pelo windows é possível mover pastas com compartilhamentos ativos, no mesmo servidor, sem perder tais compartilhamentos. Para migrar compartilhamentos entre servidores pode ser usado um software chamado Henya, mas para mover no mesmo servidor deve-se seguir os passos abaixo:

  1. Abra o registro do windows (regedit) e vá até a chave HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\services\LanmanServer\Shares
  2. Exporte a chave acima em um arquivo *.reg e salve em algum local seguro. Esse chave contém todos os compartilhamentos da máquina e sua devidas permissões.
  3. Vá no Windows Explorer e MOVA (não copie, pois a cópia não leva as permissões NTFS apenas o ato de mover sim) as pastas para o novo local (seja em outra unidade ou na mesma). O sistema irá dizer que você perderá todos os compartilhamentos, clique em sim e aguarde a conclusão da tarefa.
  4. Depois que as pastas estiverem no novo local, execute o arquivo *.reg salvo no passo 2 para escrever novamente o registro.
  5. Vá novamente na chave  HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\services\LanmanServer\Shares e clique em cada chave que representa os compartilhamentos que você moveu editando a linha PATH. Coloque lá o novo caminho para chegar na pasta.
  6. Reinicie o sistema.
Após o recarregamento do registro do windows todos os compartilhamentos voltarão a funcionar novamente com todos as permissões NTFS e de compartilhamento anteriores.
O Google não mostra nenhuma resposta com essa solução então... guardem bem essa dica.

2 comentários :

Flávio disse...

Olha ai o cara com uma dica show .. tava procurando isso essa semana pra mudar os compartilhamentos la no Hotel e não encontrava em lugar algum... já estava pra fazer tudo na mão de novo... essa me salvou...

Leonardo_piza disse...

Deu tudo certo Obrigado , porém gostaria de saber se tem alguma forma de atualizar o registro sem precisar reiniciar o server ? , tenho muitos impedimentos e não posso reiniciar meu servidor tão facilmente . se conseguir me ajudar agradeço .

Postar um comentário